Home O Bairro Bairro Alphaville Graciosa – Pinhais – PR

Bairro Alphaville Graciosa – Pinhais – PR

Demografia e história
A estimativa populacional do bairro Alphaville Graciosa pelo censo do IBGE de 2010, era de 1.628 pessoas, pois a maior parte de formação de moradias do bairro é constituída por loteamentos. Estes loteamentos estão presentes na região desde 2000 e foram os responsáveis pela nomeação do bairro.

Aspectos Geográficos
Longitudinalmente de leste para oeste, o bairro estende-se desde a Estrada Ecológica de Pinhais e a rua Antonio Micheletti até o Rio Palmital. Latitudinalmente de norte à sul, desde a Estrada da Graciosa até as ruas Pau Marfim e das Paineiras. Com este território, o bairro é um dos maiores do município. Ele limita-se com Colombo e os bairros pinhaienses Alto Tarumã, Jardim Amélia, Jardim Cláudia, Jardim Karla e Parque das Nascentes. Seu relevo é um pouco ondulado e oscila de 870 à 950 metros de altura em relação ao nível do mar.

Neste bairro destacam-se pela sua influência e importância para o munícipio os loteamentos fechados, Alphaville Pinheiros e Alphaville Graciosa, este último contemplando ainda uma excelente área comercial.

Em seu terreno, dois logradouros destacam-se por sua grande influência e importância no município. A própria Estrada da Graciosa é responsável por dar acesso à cidades litorâneas paranaenses (Antonina e Morretes) e ao bairro pinhaiense Parque das Nascentes e a Área de Proteção Ambiental do Iraí. Outra rota de grande importância é a Estrada Ecológica de Pinhais, que serve como atalho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel e a Estrada da Graciosa.

O “AlphaVille Graciosa”, da “AlphaVille Urbanismo”, é um dos mais avançados empreendimentos que levam a marca “AlphaVille”. Localizado na região metropolitana de Curitiba, é o “AlphaVille” mais verde do Brasil e também um sucesso. As obras já foram entregues e contam com alguns moradores.

O projeto apresenta um conceito inovador, no País. Certamente haverá poucos empreendimentos do tipo Edge City, em todo o mundo, com as características de qualidade de vida e de tecnologia habitacional do “AlphaVille Graciosa”.

O modelo “AlphaVille” surgiu em São Paulo, em 1974, como inédito modelo de planejamento e desenvolvimento urbano. A partir de meados da década de 90, a “AlphaVille Urbanismo” deu início à expansão territorial do conceito, primeiramente com o “AlphaVille Campinas”, que foi seguido pelo “AlphaVille Lagoa dos Ingleses”, próximo a Belo Horizonte. Os dois empreendimentos obtiveram enorme sucesso.

O “AlphaVille Graciosa” é o primeiro empreendimento desenvolvido em conformidade com a nova Lei dos Mananciais – legislação paranaense aprovada em 1998 e que, num futuro próximo, deverá tornar-se parâmetro nacional. A proibição de benfeitorias urbanas nas áreas dos mananciais havia resultado, no Paraná, no abandono e na deterioração de uma extensa área ambiental, entre Curitiba e a Serra do Mar. O governo do Paraná acompanhou a tendência mundial e autorizou a ocupação dessas áreas, mediante a adoção de critérios rígidos, visando conciliar o uso ordenado do solo com a preservação ambiental. Numa fazenda dessa região, com cerca de 2,5 milhões de metros quadrados, foi implantado o “AlphaVille Graciosa”. Em razão das restrições, a gleba poderia abrigar um máximo de 1.250 lotes. No lugar de fazer grandes lotes, de 2.000 metros quadrados, a “AlphaVille Urbanismo” optou por lotes de cerca de 700 metros quadrados, com a reserva de grandes áreas livres, o que fez do empreendimento um marco no mercado imobiliário nacional.

“AlphaVille Graciosa” possui um campo de golfe oficial com 18 buracos, o qual vem sendo considerado pelos especialistas como o melhor do País. Numa cidade que tem o maior número de golfistas per capita do Brasil, Curitiba, trata-se de um diferencial valorizador.

Outro ponto de destaque – que confere ao “AlphaVille Graciosa” uma característica única – é o cuidado ambiental. Todos os moradores estarão em contato permanente com a natureza, em mais de um milhão de metros quadrados de áreas verdes. A população prevista é de 6.500 moradores, ou seja, uma área verde de 165 m² por habitante, após a ocupação integral dos lotes. A gleba abriga mais de 300 mil metros quadrados de matas nativas, distribuídos entre quatro unidades que, juntas, formam a maior reserva preservada de araucárias em área urbana do Brasil. Uma empresa especializada em gestão ambiental elaborou um diagnóstico e orientou o desenvolvimento do projeto.

 

Além do campo de golfe, das matas e das áreas verdes, os moradores contam com a ampla estrutura social e esportiva do “AlphaVille Graciosa Clube”, com sede de 2.500 m² de área construída e instalações completas para a prática de esportes – duas piscinas aquecidas, quadras de tênis, vôlei e futebol. O clube conta ainda com bar, restaurante, quatro vestiários, loja com artigos de golfe e administração.

Importante contribuição para a comunidade foi a pavimentação e duplicação de um trecho de aproximadamente quatro quilômetros da Estrada da Graciosa, que dá acesso ao loteamento, de responsabilidade da AlphaVille Urbanismo e executada pela Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos.

O loteamento é composto por quatro zonas residenciais e uma comercial. São ao todo 1.218 lotes, sendo 1.113 unifamiliares, 85 comerciais e apenas 20 multifamiliares. Assim, somente 3,5% do total da área de lotes pode ser ocupado por prédios, abaixo dos 5% permitidos pela legislação , e eles serão limitados a seis pavimentos. “AlphaVille Graciosa” demonstra, assim, que é de fato possível conciliar a ocupação urbana com a preservação do meio ambiente. As dificuldades representadas pelas restrições da legislação da área foram transformadas num diferencial valorizador.

Um endereço exclusivo, que reúne contato com a natureza, lazer, tranqüilidade, beleza, prestígio, segurança, conforto, em suma, qualidade de vida na sua melhor expressão. A população de Curitiba reconheceu essas características e transformou “AlphaVille Graciosa” em um sucesso incomum. A velocidade das vendas levou à antecipação de todas as etapas do projeto. A previsão inicial – de fazer o lançamento em três etapas, ao longo de dois anos cada – foi superada. Diante da grande demanda, no primeiro mês de lançamento foram oferecidos os lotes de todos os residenciais.

“AlphaVille Graciosa” é hoje uma realidade. O campo de golfe – já em pleno funcionamento é palco de importantes torneios, atraindo atletas profissionais e amadores de todo o País – , o clube e todas as obras de infra-estrutura dos residenciais já estão concluídos. Cerca de 650 casas estão habitadas e mais de 60 estão em construção.

Alphaville Graciosa

 

Alphaville Pinheiros